segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A MAGIA DAS CORES - na decoração

O PRETO:

O preto tem sido associado ao elegante, sexy e misterioso – tanto na decoração quanto na moda. Quando usado na decoração pode trazer sofisticação e quando combinados com tons pastel, é contemporâneo e chique. Muita gente tem medo de usá-lo com medo de que fique sombrio. No entanto, na dose certa, pode ficar muito bonito.


O BRANCO:

O branco é a cor mais versátil para decorar. Pode combinar com o estilo clássico ou moderno – só depende da combinação que você fizer. Adicione algumas cores nos objetos (como quadros, flores, almofadas etc.) e sua casa ficará linda.
Pura. É a palavra que mais tem relação com a cor branca.
Contribui para a paz, alivia sensações ruins, deixa clara as emoções, pensamentos e o espírito, dá a sensação de liberdade e amplitude, além de ser considerada uma cor protetora e confortante.
Muitos dizem que serve de escudo porque ao contrário do preto, o branco não absorve nenhum facho de luz, isto levou muitas religiões adotarem roupas brancas em funerais e enterros, acreditando que espíritos mortos não se fixam no branco, muitos países orientais têm esse costume.
A cor branca é a representação do signo de Câncer. Branco está ligado a inúmeras palavras como: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, virgindade, perfeição, frio.
Em países como o Japão, pode significar morte, batismo, casamento, crise, lírio, neve, ordem, simplicidade, bem, pureza.



CORES NEUTRAS:

Não importa o estilo da decoração: as cores neutras caem bem em qualquer ambiente. Elas podem ser clássicas e modernas, ao mesmo tempo, dependendo da combinação que você fizer. A dica é: misture diferentes texturas e acabamentos (como uma área off-white com móveis mais escuros).
Certamente os tons neutros na decoração são atemporais e resistem a qualquer modismo.


O VERDE:

O verde significa vigor, juventude, frescor, elegância e calma. Essa cor pode ser, ao mesmo tempo, sóbria e dar destaque a qualquer decoração. Pode ir do mais claro para deixar o ambiente mais calmo, até o mais escuro, deixando o ambiente com mais personalidade

O verde tem uma forte afinidade com a natureza e nos conecta com ela, nos faz empatizar com os demais encontrando, de uma forma natural, as palavras justas.
É a cor que procuramos instintivamente quando estamos deprimidos ou acabamos de viver um trauma. O verde nos cria um sentimento de conforto e relaxação, de calma e paz interior, que nos faz sentir equilibrados interiormente.
Meditar com a cor verde é como tomar um calmante, para as emoções.
A cor verde está associada aos signos de Touro, Libra, Virgem, Capricórnio (verde-escuro), Aquário e Peixes (verde-mar).
Palavras chaves da cor verde: natureza, harmonia, crescimento, exuberância, fertilidade, frescura, estabilidade, resistência. Verde escuro: dinheiro.

                                  
O CINZA:

A cor cinza está associada à independência, à auto-suficiência e ao auto-controle. Deve ser usado em pequenos detalhes na decoração, já que pode sugerir depressão. É muito usado no teto com pé direito alto, para dar a sensação de rebaixo. Nos móveis, ele dá requinte e sofisticação. Mescle com cores como azul, amarelo e vermelho, conferindo personalidade e não deixando o ambiente tão apagado.


O NUDE:

O nude está em tudo: nos móveis, nas peças de roupa, nos acessórios e até no ursinho de pelúcia. São diferentes tons de nude , indo do mais clarinho até o mais escuro. Ele pode ser usado em tom sobre tom, ficando ainda mais chique.


O VERMELHO:

Cor do fogo e do sangue, o vermelho é a mais importante das cores para muitos povos, por ser a mais importante das cores para muitos povos, por ser mais intimidamente ligada ao princípio da vida.
Segundo Kandinsky, famoso pintor: “O vermelho claro quente (Saturno) tem certa analogia com o amarelo médio. Força, ímpeto, energia, decisão, alegria, triunfo, é tudo isto que ele evoca. Ele soa como uma fanfarra onde domina o som forte, obstinado, importuno da trombeta.”
O vermelho foi a cor de Dionísio para os pagãos e é a do Amor Divino para os cristãos. Na maioria das lendas européias e asiáticas, o espírito do fogo é sempre representado com roupas vermelhas. É a cor de Marte, dos guerreiros e dos conquistadores. Era a cor distintiva dos generais romanos e da nobreza patrícia, tornando-se a cor dos imperadores. O vermelho chamejante é o símbolo do amor ardente.
No Oriente, o vermelho evoca o calor, a intensidade, ação, a paixão, sendo a cor dos rajás e das tendências expansivas. No Japão, é o símbolo da sinceridade e da felicidade. De acordo com certas escolas xintoístas, o vermelho designa o Sul, a harmonia e a prosperidade. O arroz vermelho é usado como voto de êxito e de felicidade em aniversários e outras datas festivas.
A partir da Comuna de Paris, o vermelho passou a simbolizar a revolução proletária e é atualmente identificado como símbolo ideológico.
Em todos os países do mundo, o vermelho significa perigo e sinal fechado de transito. Por sua capacidade de penetrar mais profundamente na neblina e a escuridão do que as outras cores, ele é usado como luz de alarme, nas torres elevadas, cimo dos edifícios, proas de embarcações, etc.
É a cor da pedra dos anéis de grau dos advogados, por evocar os litígios ás vezes sangrentos em que estes têm de estudar, acusar, defender e julgar.
O vermelho, fazendo lembrar guerra, mas funcionando como símbolo de trégua e de paz, compôs uma das bandeiras mais significativas do último século, graças aos esforços de Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha Internacional.
Ainda segundo Kandinsky: O vermelho, tal como imaginamos, cor sem limites, essencialmente quente, age interiormente como uma cor transbordante de vida ardente e agitada. Apesar de toda sua energia e intensidade, o vermelho dá prova de uma imensa e irresistível força, quase consciente de seu objetivo.
Bibliografia: Da Cor à Cor Inexistente de Israel Pedrosa

                                 
O LARANJA:

Alegre, festiva e energética é como pode ser definida a cor laranja. É a cor associada ao signo de leão, sendo considerada a cor da liberdade e independência. Sua cor complementar é a azul. Trata-se de uma cor contagiante que serve para estimular a mente, renovar a fé e também carrega com si poderes antidepressivos, segundo muitos. Diminui a insegurança  e estimula o perdão entre as pessoas. Em muitas culturas é considerada o símbolo da fecundidade. Os objetos laranja estimulam a ambição e vontade de vencer.
Segundo a Tia Wiki:
“É uma cor viva que geralmente é associada a euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza.
Algumas coisas que têm cor laranja: laranja (fruta); chama, fogo, ou brasa em madeira; mel silvestre olhado contra a luz, abóbora, etc”.



O AMARELO:

Segundo a tia Wiki, Amarelo é “uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores vermelha e verde. Encontra-se entre as faixas 565 nm e 590 nm do espectro de cores visíveis”.
Gêmeos, Leão, Touro e Virgem estão relacionados ao amarelo que representa a intensidade, rapidez e inteligência. É a cor que mais atrai os olhos tendendo a ser conectada sempre com a ideia de eternidade, deuses e riquezas.


O AZUL: 

Água, Céu, Mar, Devoção, Natureza, Fé, Aspiração, Sinceridade, Lealdade, Confiança, Tranquilidade, Estabilidade, Profundidade, Sabedoria, Inteligência, Verdade, Eternidade, Conhecimento, Integridade, Poder, Seriedade, Generosidade, Saúde, Cura, Frescor e Entendimento são palavras ligadas a cor AZUL.

Em ambientes voltados para o descanso e tranquilidade é aconselhável o uso do azul, pois ajuda baixar a pressão arterial, e trás calma. Como se trata de uma cor fresca produz um ambiente tranquilo, terno e propício para o afeto e em paz, trazendo saúde emocional está associado com o intelecto. Para a pessoa que tem problemas respiratórios a cor azul é indicada ao acordar. Também está ligada com o tratamento de todos os distúrbios da garganta, cordas vocais que geralmente são dores, tosses rouquidão e laringite. Muitos usam para reduzir as inflamações como queimadura ou intermação.
A cor oposta ao azul é o vermelho. O azul está associado a habilidade e a beleza, entretanto a cor também está associada a devaneios, ao desleixo e a desconfiança.



O ROXO:

Roxo significa prosperidade, respeito, nobreza  e atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul.
As pessoas altamente criativas e inovadoras e também a arte e cultura são representadas pelo roxo.
É uma cor poderosa para a mente, um estimulante da imaginação e a intuição, capaz de combater os medos e contribuir para a paz.
A cor roxa está associada aos signos de Peixes, Aquários e Sagitários.
Sua cor oposta é o amarelo. As cores que combinam negativamente com o roxo são verde, vermelho, azul, preto e marrom. As combinações positivas são branco, amarelo, cinza claro e rosa. É considerada a cor erótica masculina.
O som que representa o roxo é o do sax, o ritmo é tango e rock.
Palavras que melhor representam roxo: sabedoria, criatividade, independência, dignidade, serenidade, mudança, transgressão.

Por séculos, a cor roxa, era obtida através de algumas espécies de molusco nativos do Mar Mediterrâneo, o que causou extinção de algumas delas. Pela dificuldade na sua obtenção e seu alto preço, o roxo, um dos mais importantes e mais caros pigmentos naturais da Antiguidade era preparado com tintas de vários moluscos.
O roxo foi sem dúvida o corante de maior renome e mais caro de todos os corantes antigos. Era um símbolo de riqueza e distinção. Na Roma antiga só o imperador tinha o direito de a usar. (Wikipédia)


                                          Sofá 3 lugares Futura roxo – Combinare

fonte: http://www.lojaskdblog.com.br/category/bem-estar/cores-bem-estar/
http://www.lojaskd.com.br/
http://casa.abril.com.br/materias/moveis/tapetes-15-modelos-vestir-pisos-salas-quartos-537417.shtml#14

Rosa

Uma cor que representa sentimentos de leveza e de luminosidade, além de estar indubitavelmente ligada ao amor. Perfeita para criar um ambiente romântico e intimista.


                      http://decoracaodeaaz.blogspot.com/2009/02/vida-cor-de-rosa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário