quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

TIRA DÚVIDAS - sobre tapetes

                                  imagem: http://tapetes-croche.com

1 - Tapetes redondos: quando e onde usar?
É questão de gosto; o modelo é reservado pelos decoradores para halls de entrada, quartos de criança e em situações em que, por falta de espaço, não cabem modelos retangulares ou quadrados. Não use sob mesas de jantar redondas, para evitar o efeito “ovo frito”.

2 - Qual o tamanho ideal do tapete para a sala?
Quanto maior, melhor. É horrível tapete na proporção errada. Segundo os especialistas, tapete deve ter uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. Se isso não for possível, o ideal é que o tapete avance uns 30cm para baixo do sofá.

3 – E o tapete na sala de jantar?
As cadeiras devem ficar dentro da área do tapete, mesmo quando estiverem em uso. Para isso, reserve 60cm de tapete de cada lado para movimentá-las com conforto. Assim, elas não vão enroscar no tapete.

4 - É possível usar dois tapetes estampados no mesmo ambiente?
Sim, desde que o matiz (gradação de cores) seja o mesmo. Também é possível usar um tapete listrado e outro floral, dentro da mesma regra. Se achar a combinação ousada, tente um modelo estampado e um liso num dos tons de destaque do estampado.

5 - No quarto de casal deve ser usado um tapete inteiro ou passadeiras nas laterais da cama?
O correto é usar um modelo inteiriço, que tenha início no criado-mudo.Também é possível usar um modelo em“ U” para abranger as laterais e a frente da cama. Mas se isso não for possível, as passadeiras podem ser usadas desde que fiquem proporcionais à frente dos criados-mudos.

6 - Os tapetes orientais estão restritos a ambientes clássicos?
Não. Há modelos orientais entre os mais modernos da atualidade. Em uma decoração de linhas retas, clean, funcionam como estrelas, dão aconchego ao ambiente. A estampa fica restrita a eles e é preferível usar almofadas e acessórios lisos nos mesmos tons. Assim como misturamos móveis antigos com outros mais modernos, o mesmo vale para os tapetes, desde que feito com bom senso.

7 - Tapete de fibra fica bem com modelo de náilon no mesmo espaço?
É possível, desde que seja uma fibra mais elaborada que a dos modelos rústicos. Tome cuidado para que o excesso de texturas não polua o visual.

8 - Como deve ser feita a manutenção dos tapetes de náilon, lã e fibra?
Em regras gerais, use aspirador duas a três vezes por semana. Para eliminar manchas, apenas sabão e detergente neutros (sem corantes). Na dúvida, consulte o fabricante. Muita atenção ao usar tira-manchas: alguns produtos podem danificar os fios. O melhor tira-manchas ainda é água oxigenada.

9 – Home theater precisa de tapete?
Além da função estética, o tapete atua como isolante acústico. Usam-se tapetes mais fofos para esse ambiente. Fique atento ao rack. Se ele não for suspenso, deixe de 10cm a 15cm de piso para movimentar portas e gavetas.

10 – E no banheiro?
Aí vale o gosto de cada um. Há no mercado modelos específicos para serem usados em lavabos e banheiros, locais onde há umidade. De toda forma, o que continua a valer é a regra do bom senso.

Fonte: Gabriela Pestana e Nuria Uliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário